Em workshop sobre planos diretores municipais realizado nessa segunda-feira, 2 de dezembro, pela Secretaria de Estado de Planejamento e a Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte em Bom Jardim da Serra, prefeitos, empresários e representantes do setor turístico apontaram demandas para o desenvolvimento econômico sustentável da serra catarinense.
Entre elas estão o aeroporto de São Joaquim para pequenas aeronaves, construção de ciclopista na rodovia que liga São Joaquim ao mirante da Serra do Rio do Rastro, parceria público-privado para manter o mirante com instalação de iluminação de led no ponto turístico, reurbanização de Bom Jardim da Serra, receptivo no centro de visitantes em Urubici e projeto de saneamento básico nos seis municípios da SDR de São Joaquim.
Durante o debate, os participantes listaram os benefícios das obras do Pacto por Santa Catarina em andamento na região e reconheceram a importância da elaboração dos planos diretores municipais, mesmo em cidades com menos de 20 mil habitantes, já que têm grande potencial turístico. Os prefeitos lamentaram a falta de capacidade técnica e de recursos financeiros para efetivar os planos diretores municipais.
O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, colocou a Secretaria de Estado do Planejamento à disposição das prefeituras que desejarem apoio técnico para a elaboração do plano diretor municipal. Também se comprometeu a buscar o recurso que falta para terminar o EIA-RIMA do aeroporto de São Joaquim.
A secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, criará uma comissão para discutir a construção de uma ciclovia na SC-114, a reurbanização do município de Bom Jardim da Serra ao longo da rodovia e implementar o parque estadual da Serra do Rio do Rastro com os recursos de R$ 4 milhões de compensação ambiental das eólicas. Já o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, ficou à frente do projeto de criação de rotas cênicas na serra do Rio do Rastro e na serra o Corvo Branco.
O evento contou apresentações de conceitos para a urbanização dos municípios da região serrana pela arquiteta da FATAM Lilian Mendonça, proposta de rotas cênicas para as serras pelo ambientalista Ike Gevaerd e o planejamento-ação de desenvolvimento do turismo Sustentável – PLATS e o Plano Diretor, pela diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz.
Fonte: Governo do Estado.