O Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizado na serra catarinense (SC), recebe centenas de visitantes durante o inverno, em particular para apreciarem o espetáculo da queda de neve.
O Morro da Igreja, localizado no interior do Parque, é considerado o grande atrativo turístico nessa época do ano. Somente dia 22 de julho de 2013, por exemplo, alcançou o quantitativo recorde de visitantes, chegando a 6.647 turistas.
O acesso ao Morro da Igreja se dá por uma estrada íngreme e estreita. A queda de neve, somada a um volume maior de veículos, pode tornar as condições de segurança piores, o que pode gerar algum tipo de incidente.
E com o foco em evitar situações desse gênero é que analistas e técnicos do Parque Nacional de São Joaquim promoveram uma reunião com o objetivo de construir um Plano de Operação de Emergência para Queda de Neve.
A reunião e construção do plano contou com a participação da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Urubici, Associação dos Hotéis, Pousadas e Trade Turístico de Urubici (Pouserra) e do Instituto Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon).
O plano definiu o modo como a visitação deve ocorrer durante o período de quedas de neve, quais os pontos focais em cada instituição em casos de incidentes e quais os procedimentos a serem tomados.
Com isso os visitantes poderão contemplar o cenário – que reúne a beleza do Parque ao espetáculo da queda de neve – em um evento único promovido pela natureza, aliado à conservação da biodiversidade do Parque e em boas condições de segurança durante a visitação.
Fonte: ICMBIO