O ar polar avança sobre o Sul do Brasil e vai predominar sobre a Região no decorrer da semana. A presença do ar polar vai esfriar o Sul e também diminuir a umidade dificultando a formação de nuvens que possam provocar chuva intensa.
Durante o fim de semana, a chuva foi volumosa sobre o litoral do Paraná e também em áreas do litoral de Santa Catarina e do vale do Itajaí. A passagem de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul provocou fortes pancadas de chuva e também rajadas de vento intensas neste estado e sobre o sul de Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a região do Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, teve rajadas de 89 km/h. No cabo de Santa Marta, no litoral sul catarinense, as rajadas máximas alcançaram 70 km/h. Em Mostardas, no litoral gaúcho, as rajadas alcançaram até 66 km/h.
Na animação de mapas de pressão atmosférica, a letra “B” indica a baixa pressão que sai do Rio Grande do Sul e vai para o mar, ao largo da costa da Região Sul afastando-se em alto-mar. A letra “A” indica alta pressão polar que passa a predominar sobre a Região Sul enquanto a baixa pressão se afasta.
Queda da temperatura
Além de diminuir as condições para chuva, a entrada do ar polar vai trazer um friozinho para a os próximos dias. Confira as informações com a meteorologista Josélia Pegorim.
Fonte: Clima Tempo