O Parque Nacional de São Joaquim abre edital para credenciar pessoas físicas interessadas em realizar a prestação de serviço de condutor de visitantes. Os interessados têm até o dia 4 de setembro para se habilitar à prestação do serviço. O condutor de visitantes desenvolve atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado na unidade de conservação (UC) federal.
O mirante do Morro da Igreja, com vista para a Pedra Furada, é um dos atrativos mais visitados do Parque. A UC possui quase dez cachoeiras de grande beleza cênica, entremeadas entre trilhas aptas para a prática do montanhismo, circundando a paisagem da serra catarinense, cada dia mais relevante ao turismo no cenário nacional. O local está inserido no Caminho das Araucárias, abrigando travessia entre o Morro da Igreja e os Campos de Santa Bárbara.
O Parque de São Joaquim, inserido no bioma da Mata Atlântica, foi criado em julho de 1961 para proteger remanescentes de matas de araucárias. Situado no estado de Santa Catarina, o acesso para a parte alta é pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja. A fauna apresenta mamíferos como pacas (pumas), cachorros-do-mato, bugios e jaguatiricas. Entre as aves, encontram-se a gralha-azul, a curiaca (curucaca), o caxinguelê e o scurucuá-de-barriga-vermelha.
Veja aqui o edital e os requisitos necessários.
Comunicação ICMBio