A presença de uma frente fria provoca fortes pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo do dia em boa parte do Estado. Previsão de acumulados de chuva de 20 a 50 mm em média, porém alguns acumulados podem ultrapassar o valor estimado em áreas mais próximas ao Litoral. Há risco de deslizamentos e/ou escorregamento em áreas de encostas.
A temperatura declina acentuadamente com o avanço de uma massa de ar polar entre o fim da tarde e noite podendo ocorrer chuva congelada e neve nas áreas altas da serra catarinense, porém com baixa possibilidade, podendo se estender até a madrugada do domingo.
No domingo, a instabilidade se afasta e o ar mais seco favorece a condição de geada nas áreas altas do estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, onde a temperatura mínima varia entre 0° e 4°C.
Na terça-feira da próxima semana, mais uma frente fria avança por SC, provocando chuva e na sequencia frio intenso. Retorna a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul, com maior possibilidade. A partir da quinta-feira há previsão de geada.
O frio que está previsto pode causar mais prejuízos para a agricultura catarinense, acompanhe os próximos boletins. Atenção aos moradores de rua, especialmente na próxima semana.
Marcelo Martins e Silvia Garcêz – Meteorologistas EPAGRI / CIRAM